Quem é o prof. de geografia?

Minha foto
Taguatinga, Distrito Federal, Brazil
Leonardo Bueno, Professor de Geografia e Educação Ambiental, formado em Estudos Sociais, Pós-Graduado em Economia e Ciência Política e mestrando em Educação com ênfase em psicanalise.

07/12/2010

Exercícios de recuperação final – 6ª série

OBS.: estude pelos exercícios, pelos livros, pelo conteúdo passado pelo professor em sala de aula e pelas provas antigas.

1- Relacione 05 características do Brasil.
R. - Com 8 514 876,599 quilômetros quadrados de área equivalente a 47% do território sul-americano
- Possui mais de 190 milhões de habitantes
-  O país possui a quinta maior área territorial do planeta e o quinto maior contingente populacional do mundo.
- O Brasil é o único país falante do português do continente americano,
- Banhado pelo oceano Atlântico.

2- Quais são os estados brasileiros e suas respectivas capitais?
R.Acre (Rio Branco), Alagoas (Maceió), Amapá (Macapá), Amazonas (Manaus), Bahia (Salvador), Ceará (Fortaleza), Espírito Santo (Vitória), Goiás (Goiânia), Maranhão (São Luiz), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Minas Gerais (Belo Horizonte), Pará (Bélem), Paraíba (João Pessoa), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Piauí (Teresina), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Rio Grande do Sul (Porto Alegre), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista), Santa Catarina (Florianópolis), São Paulo (São Paulo), Sergipe (Aracajú) e Tocantins (Palmas).

3- Quais são os países da América do Sul que não fazem fronteira com o Brasil?
R. Chile e Equador

4- Quais são os domínios morfoclimáticos do Brasil?
R. - Bioma da Floresta Amazônica; Bioma da Mata Atlântica; Bioma Cerrado a savana do centro-oeste brasileiro; Bioma Caatinga a savana seca do nordeste brasileiro; Bioma Pantanal a savana alagada do centro-oeste brasileiro; Bioma Pampas gaúcho no sul do Brasil; Bioma pradarias; Bioma estepes.

5- Quais são as formas de relevo encontradas no Brasil?
R. Planaltos, Planícies de Depressões. Lembrando que no Brasil não existem montanhas ou vulcões por ter um relevo antigo.

6- Quais são as duas divisões brasileiras existentes atualmente?
R. Divisão regional segundo IBGE e regiões Geoeconômicas.

7- Quais são as regiões geoecômicas do Brasil?
R. Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.

8- Quais são as regiões brasileiras segundo o IBGE?
R. Norte, Sul, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

9- Como foi o crescimento populacional no Brasil?
R. A população brasileira foi formada a partir da miscigenação de brancos, índios e negros. Com a colonização do Brasil, vários europeus migraram para o país e posteriormente, imigrantes de todos os continentes do mundo vieram para o Brasil. Por isso o Brasil é considerado uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, resultado da forte imigração vinda de muitos países.

10- Dê o significado de natalidade, mortalidade e crescimento vegetativo.
R. A taxa de natalidade deve entender-se o número de crianças que nascem vivas anualmente por cada mil habitantes, numa determinada área. A taxa de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos registrados, em média por mil habitantes, numa dada região num período de tempo. O crescimento natural ou crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e as mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, geralmente ele é expresso em porcentagem.

11- Quais os fatores que contribuíram para a redução da mortalidade no Brasil?
R. Desde 1940, a taxa de mortalidade brasileira também vem caindo, como reflexo de uma progressiva popularização de medidas de higiene, principalmente após a Segunda Guerra Mundial; da ampliação das condições de atendimento médico e abertura de postos de saúde em áreas mais distantes; das campanhas de vacinação; e do aumento quantitativo da assistência médica e do atendimento hospitalar.

12- Qual a diferença entre população povoada e populosa?
R. "Populoso" tem a ver com a população absoluta, o número total de habitantes. Já o termo "povoado" leva em conta também como as pessoas se distribuem no território.

13- Relacione 5 características da região nordeste.
R. - É a região brasileira que possui o maior número de estados (nove no total): Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco (incluindo o Distrito Estadual de Fernando de Noronha e o Arquipélago de São Pedro e São Paulo), Rio Grande do Norte (incluindo a Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas) e Sergipe.
- Há a presença dos climas equatorial úmido, litorâneo úmido, tropical e tropical semiárido, sendo que o último é predominante.
- A cobertura vegetal predominante é a Caatinga.
- Possui os piores índices socioeconômicos do Brasil.
- A área do Nordeste brasileiro é de aproximadamente 1 558 196 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea.

14- Quem foram os candangos?
R. Foram os imigrantes que vieram de diversas partes do Brasil para a construção de Brasília.

15- Quais são as sub-regiões do nordeste?
R. Do litoral para o interior: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

16- Relacione 5 características centro-oeste.
R. - A Região Centro-Oeste é dividida em quatro unidades federativas: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, onde fica Brasília, a capital do país.
- Com uma área de 1.606.371,505 km², a Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial.
- É a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte.
- Por abrigar uma quantidade menor de habitantes, apresenta algumas concentrações urbanas e grandes vazios populacionais.
- O relevo predominante é o Planalto e a vegetação é o Cerrado.

17- Quais estados e capitais fazem parte da região norte?
R. Acre (Rio Branco), Amapá (Macapá), Amazonas (Manaus), Pará (Bélem), Rondônia (Porto Velho), Roraima (Boa Vista)e Tocantins (Palmas).

18- Explique a diferença entre mineral e minério.
R. Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Minério é um mineral que é economicamente auto-sustentável para a sua exploração industrial.

19- Quais são os tipos de transportes existentes no Brasil?
R. Transporte rodoviário, ferroviário, fluvial, marítimo, aéreo, dutoviário e containneres.

20- Fale sobre o Pantanal.
R. O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km² de extensão, altitude média de 100 metros,situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal.

21- Relacione 5 características das região sudeste.
R. - A região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
- Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%), abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil.
- A região Sudeste apresenta índices socias elevados: possui o segundo maior IDH do Brasil, 0,824, perdendo apenas para a região Sul, e o maior PIB per capita do país, R$ 19.277,00.
- Faz fronteiras com a região Nordeste ao norte, com o oceano Atlântico a leste e ao sul, com a região Sul a sudoeste e com a região Centro-Oeste a oeste e noroeste.
- A Região Sudeste não é muito extensa. Ocupando apenas 11% do território brasileiro

22- Quais são os países da América do Sul que fazem fronteira com a região norte?
R. Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.

23- Fale como a borracha atraiu a população para a região norte?
R. O Ciclo da borracha constituiu uma parte importante da história econômica e social do Brasil, estando relacionado com a extração e comercialização da borracha. Este ciclo teve o seu centro na região amazônica, proporcionando grande expansão da colonização, atraindo riqueza e causando transformações culturais e sociais, além de dar grande impulso às cidades de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje maiores centros e capitais de seus Estados, Amazonas, Rondônia e Pará, respectivamente. No mesmo período foi criado o Território Federal do Acre, atual Estado do Acre, cuja área foi adquirida da Bolívia por meio de uma compra por 2 milhões de libras esterlinas em 1903. O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 a 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945 durante a II Guerra Mundial (1939-1945). A borracha, matéria-prima das indústrias mundiais, era cada vez mais requisitada e o Amazonas, como principal produtor, orientou sua economia para atender à crescente demanda. Intensificou-se o processo de migração para Manaus de nordestinos e brasileiros de outras regiões, bem como a imigração de ingleses, franceses, judeus, gregos, portugueses, italianos e espanhóis, gerando um crescimento demográfico que obrigou a cidade a passar por mudanças significativas.

24- Qual a diferença entre a amazônia internacional e amazônia legal?
R. A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros pertencentes à Bacia amazônica e, consequentemente, possuem em seu território trechos da Floresta Amazônica. Com base em análises estruturais e conjunturais, o governo brasileiro, reunindo regiões de idênticos problemas econômicos, políticos e sociais, com o intuito de melhor planejar o desenvolvimento social e econômico da região amazônica, instituiu o conceito de Amazônia Legal. A Amazônia internacional compreende toda a área coberta pela floresta amazônica,tanto brasileira como nos países da América do Sul que também são cobertas ou possuem trechos da floresta amazônica.

25- Por que as atividades econômicas que eram executadas no litoral estão se dirigindo para o interior nordestino?
R. Devido a transposição do rio São Francisco, que está levando água para o sertão em terras batante férteis quando regadas periodicamente e a grande quantidade de pessoas desempregadas nas pequenas cidades do interior, o que atrai indústrias a pagarem baixos salários.

26- Fale sobre a pecuária no nordeste.
R. Na região se cria principalmente gado, os maiores rebanhos bovinos estão na Bahia, Pernambuco e Piauí, no sertão os produtores têm sempre prejuízos devido as constantes secas. Caprinos — que são mais resistentes —, suínos, ovinos e aves. As feiras de gado são comuns nas localidades do agreste nordestino, foram estas feiras que deram origem a cidades como Campina Grande, Feira de Santana etc.

27- Relacione 5 características da região sul.
R. - A região Sul é uma das cinco grandes regiões em que é dividido o Brasil.Compreende os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que juntos totalizam uma superfície de 576.300,8 km².
- A região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoeconômica Centro-Sul.
- É um grande polo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência europeia, principalmente de origem italiana e alemã.
- A região Sul apresenta altos índices sociais em vários aspectos: possui o maior IDH do Brasil, 0,831, e o terceiro maior PIB per capita do país, 13.208,00 reais, atrás apenas da região Sudeste e a região centro-oeste. A região é também a mais alfabetizada, 94,8% da população.
- Faz fronteiras com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a região Centro-Oeste e com a região Sudeste do Brasil ao norte e com o oceano Atlântico ao leste.

28- Como as indústrias foram atraídas para o nordeste do país?
R. Devido as "guerras fiscais" entre os governos do nordeste e das demais regiões do Brasil. Nessas "guerras fiscais" o governo oferece facilidades para que as indústrias se instalem nos seus estados, como isenção de IPTU, redução de vários impostos, entre outros.

29- Fale sobre a população do sudeste.
R. A região Sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, o que equivale a quase 42% da população brasileira (população maior que a de países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 21 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as três maiores regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte).

30- Como se caracteriza o pólo industrial do sudeste?
R. Na região Sudeste, iniciou-se a industrialização do país, tornando-se a indústria de transformação a principal divisa(dinheiro)e trabalho nos seus estados. O estado de São Paulo tornou-se o maior parque industrial da América do Sul.

31- Como é realizada a agricultura no centro-oeste?
R. A agricultura de subsistência, com o cultivo de milho, mandioca, abóbora, feijão e arroz, através de técnicas primitivas, sempre se constituiu em atividade complementar à pecuária e ao extrativismo. O crescimento populacional que vem caracterizando a região, a melhoria das vias de comunicação e o mercado consumidor sempre expressivo do Sudeste têm aumentado muito o desenvolvimento da agricultura comercial.

32- Fale sobre a população do Sul.
R. Os alemães estabeleceram-se principalmente no Vale do rio Itajaí, no norte e nordeste de Santa Catarina, na região metropolitana de Curitiba, na região dos Campos Gerais e também no norte e oeste do Paraná, e no vale do rio dos Sinos no Rio Grande do Sul. Os italianos ocuparam principalmente a serra gaúcha e Sul catarinense, onde introduziram o cultivo da uva e a produção de vinho, posteriormente também o norte do Paraná ocupando-se na colheita do café. Colonizadores de outros países tais como russos, poloneses, ucranianos, e outros grupos imigrantes fixavam-se no oeste de Santa Catarina, no Paraná e em outros pontos da região. A ocupação da região Sul seria completada como a colonização açoriana (portugueses) ao longo do litoral, incluindo destaque para a ilha de Santa Catarina, onde se localiza Florianópolis, e para Porto Alegre. A segunda iniciou-se na primeira metade do século XIX, com a chegada de imigrantes alemães e de italianos na segunda metade do século. Em menor número, russos, poloneses, ucranianos e outros. Os imigrantes colonizaram os planaltos, deixando a marca de seus costumes no estilo das residências, no idioma e na culinária. Foram responsáveis também pela introdução da policultura e do sistema de pequenas propriedades. É por essa razão que o Sul é a região brasileira que possui maior percentual de minifúndios em sua estrutura fundiária.

33- Fale sobre a Zona Franca de Manaus.
R. A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um centro financeiro (o principal da região norte do Brasil) implantado pelo governo brasileiro objetivando viabilizar uma base econômica na Amazônia Ocidental, promover a melhor integração produtiva e social dessa região ao país, garantindo a soberania nacional sobre suas fronteiras. A mais bem-sucedida estratégia de desenvolvimento regional, o modelo leva à região de sua abrangência (estados da Amazônia Ocidental: Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá) desenvolvimento econômico aliado à proteção ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida às suas populações. A ZFM foi criada em 1967 com o objetivo de estimular a industrialização da cidade e sua área adjacente, bem como ampliar seu mercado de trabalho. Trata-se de uma área de livre comércio, em que não são cobrados impostos de importação sobre os produtos comprados no exterior. Além de contribuir para o desenvolvimento do comércio local, a isenção alfandegária favoreceu a formação de um expressivo distrito industrial junto à capital do Amazonas. A maioria de suas indústrias, contudo, é apenas montadora de produtos obtidos com tecnologia estrangeira.